01 - PON é uma arquitetura de rede ponto-multiponto, na qual splitters ópticos passivos (sem necessidade de alimentação elétrica) são usados para possibilitar que uma simples fibra óptica sirva múltiplos locais.   


02 - GPON é uma rede óptica passiva com capacidade gigabit. Esta tecnologia permite ter internet, imagem em alta definição e voz sobre IP, com uma capacidade de 2,6 gigabit por segundo.


03 - GPON pode ser tecnicamente definida como a tecnologia de fibra óptica que permite uma maior transmissão e recebimento de dados através de uma única fibra. A arquitetura é de ponto-multiponto, que permite ‘fibre to the home’ (FTTH) ou fibra até a residência do usuário final.


04 - O sistema GPON é composto por Terminal de Linha Óptica (Optical Line Terminal – OLT), instalado num site central da operadora e por diversos Terminais de Rede Óptica (Optical Network Terminal – ONT), instalados nos sites dos diversos Clientes.


05 - ODN (Optical Distribution Network): A Rede de Distribuição Óptica (ODN) é o meio de transmissão do sinal óptico entre a OLT e o terminal ONU/ONT. A rede de distribuição óptica ODN é composta por cabos de fibras ópticas e diversos dispositivos ópticos e sistemas, como OLT, ONU/ONT, filtros e divisores passivos.


06 - O Sistema GPON utiliza o GEM (GPON Encapsulation Method) para operar multisserviços. No GPON a velocidade de transferência é assimétrica, ou seja, a taxa de dados no downstream é de 2.5 Gbps e no upstream o alcance é de 1.25 Gbps.