01 - CENTRAL DE EQUIPAMENTOS: A Estação GPON é o local onde se realiza a interconexão da rede externa com os equipamentos da rede FTTx. A sala GPON pode abrigar os terminais OLT, que são os equipamentos que provém o serviço aos clientes, os equipamentos multiplexação e amplificação dos sinais de vídeo (RF) e os bastidores de interconexão (ICX), de splitters de primeiro nível (BSP) e o ponto de terminação da rede externa (DGO).


02 - OLT: Bastidor onde as placas GPON são instaladas. É subdividido em slots, onde as placas são efetivamente conectadas. Cada placa contem um número específico de portas GPON


03 - RF: Bastidor onde se realiza a multiplexação e amplificação do sinal de vídeo com o sinal do OLT. 


04 - ICX: Bastidor de interconexão para flexibilização da rede dentro da estação. Este bastidor concentra os pontos de acesso da rede externa e os pontos de acesso dos equipamentos (portas do OLT). É o ponto de interconexão entre a rede passiva e a rede ativa, realizado por cordões ópticos 


05 - BSP: Bastidor que contem os splitters de primeiro nível (2:2), que sempre ficam na estação. A segunda porta de entrada permite testar a rede externa sem desconectá-la do equipamento (OLT).   


06 - DGO: Bastidor Distribuidor Geral Óptico, onde se localizam os DIO´s – Distribuidor Interno Óptico, que é o ponto de terminação e acesso da rede óptica externa. 


07 - REDE DE ACESSO: É o trecho da Rede Óptica compreendido entre o DGO da Central Telefônica até a Caixa Terminal Óptica - CTO ou CDOI (entrada predial). É neste intervalo onde são instaladas as CEO, CEOS (Conjunto de Emenda Óptica com Splitter de 2° nível), Redes Primária (até a CEOS) e Secundária que compreende o trecho da CEOS até a CTO ou CDOI, onde são instalados os Splitters de 3° nível). 


08 - REDE DE DISTRIBUIÇÃO: Trecho da Rede Óptica compreendido entre a CTO ou CDOI até p Ponto de terminação Óptico - PTO. Este trecho é composto por dropes ópticos externos e/ou internos.


09 - REDE DE TERMINAÇÃO: É o ponto terminal da Rede Óptica onde são instalados o PTO e a ONT. As terminações também podem ser realizadas em Caixa Terminal Óptica de Assinante - TOA ou em Distribuidor Interno Óptico - DIO.


10 - IDENTIFICAÇÃO DE REDE: É o processo para identificar todos os elementos de rede, sejam externos ou internos, visando facilitar os serviços operacionais.